COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Secretaria de Comunicação de MT oferece curso de capacitação para gestores da Unemat

O Media Training tem por objetivo preparar porta-vozes para a comunicação com públicos diversos

Por Danielle Tavares e Juliana Giraldini
29/05/2025

(Foto: Deivid Fontes)

“Comunicação não é acessório. É estratégia. É presença. É compromisso com a sociedade”. Essa afirmação resume os conteúdos transmitidos durante o masterclass de Comunicação Pública, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom-MT) para os gestores da Unemat.

O curso de Media Training foi oferecido, por profissionais Secretaria de Comunicação de Mato Grosso (Secom), especificamente para atendimento e capacitação dos representantes da Unemat. O treinamento ocorreu, nessa terça-feira (27.05), no Auditório Ponce de Arruda, Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

A formação foi conduzida por quem está à frente da comunicação do Estado: a Secretária de Comunicação, Laice Souza, a Secretária-Adjunta de Publicidade, Gabriela Clemente, a Secretária-Adjunta de Jornalismo, Carol Sanford. E contou com a participação do estrategista de comunicação, Lucas Rodrigues, e da jornalista Camilla Zeni.

O Media Training tem por objetivo preparar porta-vozes para a comunicação com públicos diversos, como comunidade interna, externa, imprensa, governo, entre outros.

Cerca de 50 diretores e diretoras político-pedagógicos e administrativos de todos os câmpus da Unemat participaram da capacitação.

O QUÊ? COMO COMUNICAR?

Foram tratados temas como imagem e reputação, percepção pública, publicidade institucional, gestão de crise e mídias sociais. “A Unemat é a força do interior. Ela chega aonde nenhuma outra instituição do ensino chega”, afirmou a secretária Laice Souza, durante o evento. 

“Falar pela Unemat é representar um projeto de transformação para Mato Grosso. E fazer isso bem é parte do compromisso público da Universidade. Para nós é fundamental a forma como a Secom vem nos apoiando, em diferentes demandas, para o fortalecimento da comunicação e da imagem institucional”, disse a reitora Vera Maquêa.

  A adjunta de publicidade, Gabriela Clemente, abordou o planejamento estratégico e a aplicação da análise, denominada SWOT, para uma maior compreensão das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, tanto no ambiente externo, quanto externo à Unemat. “O que a Unemat faz melhor do que as outras universidades? Porque a Unemat é motivo de orgulho? O que nossos alunos de positivo sobre a Universidade?”

Organizado em parceria com a equipe de Comunicação e Cerimonial da Unemat, o workshop foi mais do que um media training: foi um convite à reflexão sobre como comunicar com ética, clareza e impacto.

CONTINUIDADE DAS AÇÕES- Como encaminhamento, será realizada dinâmica com os representantes de cada câmpus, sobre as percepções e as diferentes variáveis que compões a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), para a construção de um diagnóstico estratégico de Comunicação Institucional. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!