Diamantino

Inspirando estudantes de Direito, Presidente da OAB-MT, abre II Simpósio Jurídico de Diamantino

O evento acontece entre os dias 23/05 a 31/05.

Por Keka Werneck - Imprensa OAB/MT
26/05/2023

Palestrantes e comissão organizadora do evento (Foto: Marcel Henrique)

Em uma noite de emoção e aprendizado, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou da abertura do II Simpósio Jurídico de Diamantino, promovido pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Unemat-Diamantino (CADIR).
 
Inspirando estudantes de Direito, ela exaltou a profissão, destacando que é considerada, constitucionalmente, como indispensável para administração da justiça. "Sou apaixonada pela advocacia, me realizo todos os dias no trabalho e fico muito feliz quando vejo um grupo de estudantes, como este, com esta empolgação. Isso nos enche de esperança na nossa profissão".
 
Gisela orientou os estudantes a ollharem para o futuro, porque a advocacia, assim como a vida, é dinâmica, passa sempre por transformações. "As leis mudam, as reformas ocorrem, o mundo virtual vem trazendo grandes modificações. Por isso, é preciso estar constantemente estudando, nos atualizando, inclusive na Justiça 4.0", preconizou a presidente.
 
Gisela salientou que, no sistema de administração da Justiça, o momento é de destaque das mulheres, pois há muitas lideranças femininas à frente tanto da OAB-MT, quanto do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e outros órgãos.  "No entanto, nem sempre foi assim. A mulher era, legalmente, considerada incapaz. O Código Civil de 1916 autorizava o homem a devolver a esposa, caso dela não fosse mais virgem", citou Gisela, falando da linha histórica evolutiva de direitos que a mulher foi conquistando, até chegar ao momento atual. "Muito foi conquistado, mas muito ainda falta para conquistarmos".
 
Participaram do evento a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o presidente da 4ª Subseção da OAB-MT em Diamantino, Mateus Paese, a Secretária-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados, Jamille Clara Alves Adamczyk, que leciona na Faculdade de Direito da Unemat - Diamantino, o juiz José Mauro Nagib Jorge, o promotor Marcelo Rodrigues Silva, a diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas, Ana Cristina Peron, a coordenadora do curso de Direito da Unemat, Denise Nunes, o professor e coordenador do evento Brendhon Andrade, e a presidente do Centro Acadêmico CADIR, Mariana Barros.

Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!