Combate à violência doméstica e familiar

LCDC promove o evento “O silêncio mata; ações de combate à violência doméstica e familiar”

O evento aconteceu no auditório do câmpus

Por LCDC, Assessoria de Comunicação do Câmpus
26/03/2025

Membros da Liga Acadêmica (Foto: LCDC)

A Liga Acadêmica de Ciências Criminais e Direito Penal Contemporâneo (LCDC) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Francisco Ferreira Mendes em Diamantino, promoveu, na última segunda-feira (24/03), o evento “O Silêncio Mata: Ações de Combate à Violência Doméstica e Familiar”.

A iniciativa atraiu mais de 250 inscritos, incluindo convidados, palestrantes, docentes, discentes e membros da comunidade externa, em apenas 48 horas após o lançamento das inscrições.

Os inscritos receberam folders na entrada do evento, contendo informações importantes acerca da Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340 de 2006), bem como, contatos da rede de acolhimento e canais de denúncia.

A programação do evento teve como objetivo discutir as diversas formas de violência contra as mulheres, com foco no Estado de Mato Grosso. O encontro contou com palestras e uma mesa-redonda, reunindo especialistas da rede de proteção à mulher. A Dra. Adriana Manrique Tomé Netto, Psicóloga do Centro de Referência Especializado (CREAS) de Diamantino, iniciou as atividades com a palestra intitulada "Às Violências".

Em seguida Maria Coeli Pessoa de Lima, Promotora de Justiça do MPMT, deu continuidade à programação com o tema: “Direitos das Mulheres: Avanços?”.

O evento também contou com a mesa-redonda intitulada “Laços de Acolhimento”, que reuniu importantes figuras da rede de proteção à violência doméstica e familiar do município de Diamantino. Participaram da mesa a Secretária de Assistência Social de Diamantino, Jaqueline Mendes; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da 4° Subseção da OAB/MT, Dra. Anny Montanari; a Advogada e Coordenadora do Curso de Direito do Câmpus de Diamantino, Dra. Izabelle Epifânio; e a Assistente Social Karine Lima Moreira, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Diamantino. A discussão foi mediada por Itâmara Lopes Gonçalves, Professora da UNEMAT e Coordenadora da LCDC.

Em seu discurso, a presidente da Liga Acadêmica de Ciências Criminais e Direito Penal Contemporâneo, Julyane Oliveira, ressaltou a urgência de se debater o tema. "A violência contra a mulher apresenta índices alarmantes no Estado de Mato Grosso. Apenas em 2024, o estado registrou 47 feminicídios. Diante disso, é fundamental promover debates como este, que busque alternativas para erradicar o ciclo de violência, oferecendo suporte às vítimas”, afirmou.

A acadêmica Emily Ellen Silva da Cruz, do 10º semestre de Direito, destacou a importância do evento para a formação acadêmica e a mobilização da universidade em torno de questões sociais. "Foi uma experiência marcante e enriquecedora. A dedicação da diretoria da LCDC é inspiradora, pois une alunos e professores com o objetivo de dar voz a temas frequentemente silenciados. Isso demonstra que é possível pensar o Direito de forma humana e comprometida, e não apenas teórica, mas também prática”, declarou.

Além das palestras e discussões, a Liga Acadêmica também realizou uma ação social durante o evento. Foram arrecadados pacotes de absorventes, os quais serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O evento da LCDC não apenas proporcionou um espaço para reflexão sobre a violência doméstica, mas também fortaleceu a integração entre a universidade e a comunidade, demonstrando o papel do ensino superior no enfrentamento de questões sociais relevantes.

 

Coordenação da Liga Acadêmica, pela ordem na foto: Maiara Bondespacho (Vice-Presidente), Driélly Akemi Yamaguti (Diretora Social, Marketing e Financeira), Julyane Oliveira (Presidente), Beatriz Antunes (Diretora de Pesquisa e Extensão), 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!