Curso de Educação Física realiza aula de campo na Comunidade Quilombola Jejum
As atividades são articuladas às disciplinas de Etnocorporeidade, Lazer, Jogo e Esporte III
Por Assessoria de Comunicação do Câmpus, Bruna Maria de Oliveira
21/11/2023
Os acadêmicos do curso de Educação Física da Unemat – câmpus de Diamantino, participaram, no dia 20 de novembro de 2023, de uma aula campo, no XVI Encontro Quilombola ocorrido na Comunidade Jejum em Poconé - MT. O Encontro é organizado pela Coordenação Executiva das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Poconé/MT e tem a finalidade de comemorar o Dia da Consciência Negra.
Durante o Encontro, foi possível ouvir lideranças de comunidades quilombolas e tradicionais que reivindicaram políticas públicas para educação, esporte, cultura e lazer. Houve, também, exposições de artes afro-brasileira e apresentações culturais de capoeira, maculelê e dança do chorado da Escola Estadual do Campo Antônio Garcia e da Escola Quilombola Antônio Maria de Almeida da Comunidade São Benedito. O evento ainda foi agraciado com uma apresentação dos Cururueiros da região de Poconé.
Ocorreram homenagens às anciãs da Comunidade Quilombola Jejum e exposições de tecnologias sociais quilombolas, demarcando a ancestralidade negra das comunidades da região de Poconé - MT.
A vivência teve o intuito de provocar nos(as) futuros(as) professores(as) de Educação Física a descoberta de outras experiências pedagógicas, estéticas e culturais que perpassam o corpo do povo brasileiro.
Além de prestigiar esse momento festivo, os(as) 50 acadêmicos(as) presentes na aula, desenvolveram atividades articuladas às disciplinas de Etnocorporeidade, Lazer, Jogo e Esporte III, ministradas respectivamente pelas professoras Bruna Maria, Francisca Veloso e Leydiane Sales.
As professoras consideram que este foi um momento de formação acadêmica que contribuiu para a reflexão sobre as desigualdades raciais persistentes no Brasil, o genocídio da população negra e das diversas formas de violência, sublinhando a importância da valorização e empoderamento da identidade negra e quilombola e suas histórias de lutas e resistências. Pontuamos que a luta contra o racismo é um problema da sociedade brasileira, ou seja, negros e brancos devem romper as assimetrias raciais. Além disso, as questões raciais e da cultura popular negra articulada a Educação Física possibilita aos/às discentes conhecer, trabalhar e conscientizar tais questões em diversos espaços sociais, sendo agentes transformadores para uma educação antirracista.
Assessoria de Comunicação - Unemat
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