ADMINISTRAÇÃO
Projeto Político Pedagógico
Em consonância com a missão e princípios da Universidade do Estado de Mato Grosso e as constantes exigências do mundo do trabalho, tem-se como característica desejada para o perfil do bacharel em administração, ser este, capaz de produzir e aplicar os conhecimentos dos diversos campos de atuação da Administração, de forma autônoma, colaborativa e integrada, voltados para a resolução dos problemas contemporâneos e igualmente, o aproveitamento de oportunidades, com julgamento coerente e analítico das informações e com prontidão tecnológica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, priorizando a excelência organizacional e o bem-estar das pessoas em seus múltiplos aspectos, adaptando-se aos contextos de forma inovadora e empreendedora, com flexibilidade intelectual no trato de situações diversas, considerando o impacto de suas decisões e ações e atendendo as necessidades de uma sociedade globalizada, com olhar voltado para às diversidades culturais, todavia sem perder de vista a realidade regional em que está inserido.
O egresso graduado em Administração terá como oportunidades de atuação profissional diversos modelos funcionais organizacionais, tanto no setor da economia privada, com ou sem fins lucrativos, como no setor público, nas esferas municipal, estadual ou federal.
A atividade profissional de Administrador será exercida em formato liberal ou não, conforme rege o exercício da profissão do Administrador, Lei nº 4.769/65, por meio da “elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior, pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos”.
Poderá atuar o egresso em Administração, nos campos de recursos humanos, seleção de pessoal, marketing, administração de materiais, logística, administração da produção, administração financeira e orçamentária, análise de sistemas, planejamento estratégico, organização e métodos, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexas (BRASIL, 1965; CFA, 2020).
Verifica-se dessa forma, a necessidade de um currículo flexível e amplo que atenda as necessidades da economia a nível nacional, regional e local, uma vez que destaca-se também que Diamantino e região, possui uma diversidade de comércios, serviços e entes públicos com foco em atender a atividade principal que é o agronegócio.
Assim, reconhecendo e atuando na resolução de problemas, de forma inovadora e criativa, pensando estrategicamente, a fim de gerar soluções aos processos organizacionais, o egresso do curso de Administração, poderá atuar, nas funções de níveis executivos, diretoria, gerencia, coordenação, supervisão e liderança.
A especialização após o bacharelado em Administração, também oportuniza a capacitação para a atuação citadas, revelando um profissional adaptável, frente os desafios e demandas profissionais dentro do polo regional e/ou das macrorregiões nacional.
Tendo em vista que o papel do administrador não se resume apenas em gerenciar determinada área de uma organização ou toda ela, seja pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte, torna-se importante o entendimento de que este deve contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois a função política e social do administrador o torna um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho.
Assim, são os cursos de graduação em administração, responsáveis pela capacitação de administradores que desenvolvam atributos necessários e compatíveis com as exigências de um mundo em transformação constante, rápida e profunda.
Partindo desse pressuposto, o curso de Administração enseja preparar profissionais comprometidos com as ciências administrativas nos seus diferentes contextos, conforme dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração:
I- Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador - Para além de apenas deter conhecimentos fundamentais, o egresso deve ser capaz de integrá-los para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios, de operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Entre os conhecimentos fundamentais incluem-se os de Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações e Cadeia de Suprimentos, Comportamento Humano e Organizacional, Ciências Sociais e Humanas e outros que sirvam às especificidades do curso.
II - Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica - Compreender o ambiente, modelar os processos com base em cenários, analisando a interrelação entre as partes e os impactos ao longo do tempo. Analisar problemas e oportunidades sob diferentes dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico-financeira).
III - Analisar e resolver problemas - Formular problemas e/ou oportunidades, utilizando empatia com os usuários das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticar causas prováveis e elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso passíveis de testes.
IV - Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades - Julgar a qualidade da informação, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, e de que forma ela pode ser usada como balizadora na tomada de decisão. Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para o atingimento de um objetivo inicial. Julgar a relevância de cada informação disponível, diferenciando meras associações de relações causais. Comunicar suas conclusões a partir da construção e análise de gráficos e de medidas descritivas. Identificar os contextos em que técnicas de inferência estatística possam ser utilizadas e, por meio delas, julgar até que ponto os resultados obtidos em uma amostra podem ser extrapolados para uma população.
V - Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional - Compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução.
VI - Gerenciar recursos - Estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado.
VII - Ter relacionamento interpessoal - Usar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em time e a efetiva gestão de conflitos.
VIII - Comunicar-se de forma eficaz - Compartilhar ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados,
deixando claro quando suportada apenas por indícios, com a preocupação ética de não usar dados para levar a interpretações equivocadas.
IX - Aprender de forma autônoma - Ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional.
Além das competências gerais citadas, espera-se que o egresso do curso de Administração do Campus Francisco Ferreira Mendes possa:i) desenvolver sensibilidade e compromisso com o desenvolvimento local e regional a partir da macrorregião de planejamento, Centro-Oeste, do estado de Mato Grosso, em que está inserido; ii) desenvolver capacidade empreendedora, antecipando-se as situações com iniciativa, mantendo postura firme e coesa ao planejamento, todavia flexível a mudança e renovação de projetos; iii) Ter capacidade de promover ações de responsabilidade social.
As competências aqui descritas devem ser compreendidas como tendo seu desenvolvimento ao longo do curso e não somente centradas na simples exposição de conteúdos em um determinado componente curricular, requerendo que o discente pratique a capacidade em ambientes similares ao da futura realidade de atuação e receba feedback construtivo em relação ao seu desempenho, por meio também da pesquisa e extensão.
2. METODOLOGIAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Este Projeto Pedagógico de Curso contempla as metodologias e políticas do Plano de Desenvolvimento Institucional (2017-2021), Projeto Pedagógico Institucional e do Planejamento Estratégico Participativo (2015-2025) da Universidade do Estado de Mato Grosso, integrando-se as suas propostas de desenvolvimento do aprendizado por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão, de forma a atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Administração assim como outras legislações. Para isto, observando-se as dimensões interdisciplinar, transdisciplinar e intercultural dos plurais campos do saber que integram os componentes curriculares do curso, possibilitando atender os anseios da comunidade acadêmica e da sociedade, em seus aspectos, sociais, econômicos e culturais a partir da realidade local e regional do estado de Mato Grosso.
2.1 Relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão
O Curso de Administração, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) do Campus Universitário de Diamantino, tem seu propósito de formação acadêmica-profissional baseado essencialmente na integração ensino-pesquisa-extensão. O princípio dessa indissociabilidade, possui origem na Constituição Federal (1988), sendo também contemplado na LDB, no Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e no Conselho Estadual de Educação (CEE-MT).
Sendo o ensino a transmissão de conhecimentos através da abstração e de maneira sistemática, a pesquisa é compreendida como a oportunidade de aplicar e/ou desenvolver novos conceitos a partir das bases construídas pela etapa do ensino. Por fim, a extensão é a aplicação direta do conhecimento obtido nas duas fases anteriores, possibilitando esse tripé, a construção do conhecimento pelo próprio estudante.
No ensino oferta-se um núcleo básico comum tal como os demais cursos de Administração da UNEMAT, com componentes curriculares contextualizadores e que abordam conhecimentos específicos e plurais. Na pesquisa, a FACISA e o curso de Administração mobilizam a qualificação e experiência de seu quadro docente e discente para a produção do conhecimento com a possibilidade de intervenção, gestão e planejamento de mudanças e inovações para os setores público e privado, contemplando também os sujeitos e comunidades em estudos socioambientais, econômicos e culturais. Na extensão, há o compromisso com a disseminação do conhecimento produzido, em benefício da sociedade, em diferentes formas de atuação, considerando os aspectos já mencionados. Essa articulação é realizada, entre outros, pelos Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão: NESEC (Núcleo de Estudos Socioambiental, Econômico e Cultural) e NEMPE (Núcleo de
Estudos em Micro e Pequenos Empreendimentos), sediados no Centro de Pesquisas Acadêmicas (CEPA) “Izabella Cazado”, ambos aprovados em CONEPE em setembro de 2019, Portarias, 2795/2019 e 2793/2019 respectivamente.
Neste contexto o curso de Administração do Câmpus de Diamantino deve promover sua consolidação pela busca e propagação continua do conhecimento com o intercambio de atividades, de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por docentes e discentes das universidades nacionais e internacionais. Representando um importante elo entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
O curso de administração da UNEMAT deve observar ao exposto na Lei 9.394 de 1996 em seu Art. 43° que estabelece a finalidade da educação superior, citando a relação ensino-pesquisa-extensão:
I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.
As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Administração estabelece o projeto pedagógico com as devidas peculiaridades e seu currículo pleno, assim como sua abrangência e operacionalização por meio de elementos estruturais indissociáveis de incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica.
As atividades de pesquisas propostas pela FACISA baseiam-se em sua essência na organização multidisciplinar adotada em toda a Universidade. Os docentes e pesquisadores se organizam independente da área base de formação, em Centros, Núcleos e Grupos de Pesquisa. Desta forma, estimula-se as dimensões interdisciplinar e transdisciplinar que refletirá nas diversas características do conhecimento, gerando inovação para os variados setores da sociedade.
O curso de Administração apresenta duas linhas de pesquisa, constituídas por temática, a partir dos conteúdos contemplados, de acordo com o quadro a seguir:
Linhas de Pesquisa e Temáticas
Gestão, inovação e tecnologia
Estuda soluções e orienta intervenções nas áreas de produção e serviços, gestão de pessoas, gestão de materiais e logística, marketing, finanças, planejamento e gestão estratégica e, modelos de gestão nas organizações, sejam estas privadas, com ou sem fins lucrativos ou públicas, visando sua efetividade;
Estudos que envolvem estrutura e processos organizacionais; contexto organizacional e do trabalho, com foco na responsabilidade social, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e aspectos jurídicos nas organizações, condições de trabalho no ambiente organizacional e qualidade de vida no trabalho e comportamento organizacional;
Estudos de mercados e negócios do agronegócio, seja nos estabelecimentos rurais, a montante ou a jusante, enfatizando gestão e coordenação, sistemas de produção, derivativos agropecuários, inovação em processos e tecnologias e gestão da qualidade;
Estudos de micro e pequenos empreendimentos, enfatizando a gestão, sustentabilidade do negócio, inovação e impactos tecnológicos;
Estudos visando potencializar a utilização da inteligência para gerar e/ou manter desempenhos superiores, competitividade e inovação nas organizações, setores e cadeias produtivas;
Estudos que buscam identificar e compreender a dinâmica da organização do processo de trabalho no âmbito social, econômico, cultural e ambiental, investigando os impactos das novas tecnologias nas relações de trabalho;
Estudos de internacionalização empresarial que tem como foco conhecer as melhores estratégias e formas de gestão de empresas e organizações internacionais, objetivando o acesso e a inserção de empresas e organizações locais ao mercado internacional considerando o contexto competitivo da economia mundial.
Organizações, gestão e sociedade
Estudos acerca da geração de conhecimento da realidade da organização rural, patronal ou familiar em seus aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais e seus modelos de gestão;
Estudos sobre diagnóstico, perfil, mapeamento e caracterização de grupos sociais, urbanos e rurais e sua interface com o contexto organizacional e do trabalho;
Estudos sobre desenvolvimento local, regional e sustentabilidade, englobando práticas socioambientais e econômicas estratégicas, desigualdades regionais e políticas de desenvolvimento, a expansão do desenvolvimento e seus impactos socioeconômicos, o papel dos governos, organizações e sociedade no desenvolvimento sustentável e na geração de emprego e renda;
Estudos na área do empreendedorismo, com foco nas ações e práticas empreendedoras e empreendedorismo como prática social;
Estudos sobre as relações de gênero e diversidade no trabalho; inclusão social no mercado de trabalho.
No tocante a política de extensão, a UNEMAT tem como missão associar o ensino e a pesquisa em conformidade com as demandas da sociedade, aliando o compromisso da comunidade acadêmica aos interesses e necessidades sociais. É nesse cenário que introduz-se a obrigatoriedade na Instituição, da creditação da extensão, em suas diversas modalidades, por meio da Resolução nº 011/2020 - CONEPE.
Assim, as Atividades Curriculares de Extensão (ACE), deverão alinhar-se a Política Nacional de Extensão Universitária, dentro das linhas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
Dessa forma, o curso de Administração tem como foco elaborar projetos de extensão e ou projetos de pesquisa em interface com o ensino, que venham ao encontro das comunidades urbana e rural dos municípios da região como: Alto Paraguai, Arenápolis, Nortelândia, Nova Marilândia, Nobres, Rosário Oeste, Santo Afonso, São Jose do Rio Claro entre outros, pois além dos municípios diretamente assistidos pelo campus de Diamantino, não existe nenhum impedimento para o desenvolvimento de projetos de extensão em qualquer outro município do estado de Mato Grosso.
Para acompanhar e apontar diretrizes para a realização de tais atividades, o Campus Universitário de Diamantino conta com uma Assessoria de Gestão de Extensão e uma Assessoria de Gestão de Pesquisa e Pós-Graduação. Estas assessoram administrativamente os gestores, docentes e estudantes e atendem as demandas do ambiente externo, com o objetivo de atuar como facilitadores na identificação de oportunidades e na efetivação de parcerias, assim, cada qual dentro das suas atribuições, buscam:
• Identificar e divulgar oportunidades de financiamento, com foco em editais;
• Apoiar à submissão de projetos de pesquisa, de extensão, cursos e eventos para editais de financiamento, junto a agencias de fomento;
• Prestar acompanhamento e apoio aos núcleos de estudos;
• Orientar sobre serviços disponíveis na UNEMAT para auxiliar a produção científica e extensionista;
• Apoiar de forma geral as atividades de extensão e pesquisa no campus;
• Acompanhar a tramitação de convênios;
• Informar e orientar o público interno e extenso em relação às atividades.
A partir dessa articulação, ensino-pesquisa-extensão, o curso de Administração propicia ao estudante, gradativamente construir seu conhecimento e sua formação, levando o seu nome, do curso e da instituição à frente, especialmente, do cenário local e regional, mas também com foco no nacional e internacional, consolidando a imagem do curso, colaborando na parceria permanente com a sociedade.
2.2 Integração com a Pós-graduação
O curso de Administração deverá alinhar-se com a política acadêmica da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, bem como com os núcleos de estudos, pesquisa e extensão e, em conjunto, definir áreas de atuação prioritária em relação ao desenvolvimento dos cursos de pós-graduação, oportunizando o graduado em Administração da UNEMAT a aprofundar seus conhecimentos já iniciados na graduação e articular-se aos interesses e anseios da comunidade/sociedade.
Devem ser garantidas alternativas que incentivem e promovam a interface da graduação com a pós-graduação por meio de ações como:
• Estimular a disseminação e divulgação da produção científica da pós-graduação (artigos, cases, pesquisas) nos meios de comunicação (internet, jornais, revistas, televisão);
• Envolver os estudantes da pós-graduação em atividades como monitoria, tutoria e auxílio à pesquisa e à extensão na graduação;
• Integrar os estudantes da graduação com a pós-graduação através da promoção conjunta de seminários, debates, fóruns, workshops e outros eventos, pesquisas, troca de informações e experiências;
• Incentivar a discussão em conjunto dos conteúdos dos componentes curriculares da graduação com os da pós-graduação de modo a identificar conteúdos afins, revisar e/ou aprofundar conhecimentos;
• Incentivar a formação de grupos de estudos envolvendo estudantes da graduação e da pós- graduação de modo a discutir problemas, trocar experiências e ideias, visando a melhoria da qualidade dos cursos.
Nessa perspectiva, o curso de Administração possibilitará a integração entre graduação e pós-graduação, ofertando aos discentes de ambas, desenvolvimento e construção constante dentro dos níveis de conhecimento, promovendo a socialização, trabalho em equipe, trocas de experiências, desenvolvimento humano entre outros.
2.3 Mobilidade Estudantil e Internacionalização
Pela especificidade do curso de Administração, a mobilidade acadêmica e internacionalização é um fator importante para o enriquecimento na formação do estudante, como também é para o corpo docente.
O capital de conhecimento de uma sociedade promove, entre outros, “novas descobertas, novas invenções e saltos tecnológicos”. Esse cenário impulsionou e continua a impulsionar o movimento da internacionalização no mundo da educação superior, abrindo caminhos para as universidades, propiciando às pessoas, o desenvolvimento de uma “mentalidade intercultural como parte de sua forma de ser no mundo” (OLIVEIRA; FREITAS, 2016). Verifica-se assim, a mobilidade acadêmica com uma função impar no desenvolvimento das dimensões intercultural e transdisciplinar dos estudantes.
A mobilidade acadêmica na UNEMAT origina-se na sua necessidade e anseios em se adaptar as exigências nacionais e mundiais; a sua função de extensionista e; em romper as barreiras da distância, oportunizando a seus estudantes vivenciarem as constantes mudanças, em diferentes realidades, por meio da perspectiva de olhares compartilhados.
A finalidade da mobilidade acadêmica está em permitir que os estudantes vinculados à UNEMAT cursem componentes curriculares concernentes ao seu curso de graduação e/ou desenvolvam ações de extensão e pesquisa, em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais ou estrangeiras, assim como, receber estudantes vinculados à outras IES.
No âmbito da graduação na UNEMAT, a Resolução 087/2015-CONEPE disciplina a Política de Mobilidade Acadêmica (PMA), considerando como atividades aquelas de natureza discente-curricular, científica, artística e/ou cultural, que visem à complementação e ao aprimoramento da formação do estudante de graduação. Esta é coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG).
Conforme a Resolução citada:
Art. 2º A Mobilidade Acadêmica consiste no vínculo temporário de discentes dos cursos de graduação da UNEMAT com Instituições de Educação Superior públicas, nacionais ou
Art. 3° A Mobilidade Acadêmica, nacional e internacional, poderá ocorrer por meio de:
I.Adesão a Programas do Governo Federal;
II. Celebração de acordo de cooperação interinstitucional;
III. Celebração de acordo de cooperação com instituições financiadoras.
Art. 4º A Mobilidade Acadêmica na UNEMAT será coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG, por meio da Diretoria de Gestão de Mobilidade Acadêmica, doravante DMOB, e compreende três modalidades:
I. Mobilidade Acadêmica Intercampi;
II. Mobilidade Acadêmica Nacional;
III. Mobilidade Acadêmica Internacional.
Para finalizar, “será considerado participante da mobilidade os discentes que atenderem aos requisitos de seleção estabelecidos em edital e nesta Resolução, regularmente autorizado pelas instituições de educação superior envolvidas ou pelo campus de destino, conforme o caso”.
2.4 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Processo de Ensino-aprendizagem
Considerando o constante aumento da complexidade do ambiente institucional, social e tecnológico em que as organizações são inseridas, o campo da Administração tem passado por grandes desafios. As habilidades e processos administrativos têm incorporado parâmetros de digitalização e as competências tecnológicas têm sido cada vez mais valorizadas. Por isso, a utilização crescente da tecnologia como apoio ao processo de aprendizagem, como simulações, jogos, aplicativos e elementos de ambiente virtual, de forma a valorizar o tempo dedicado à interação entre estudantes e docentes em espaços de estudos é fundamental.
Tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem constituem uma ferramenta capaz de promover a interação, o acolhimento e o acompanhamento dos atores envolvidos no processo, voltados para um perfil de estudante nativo digital, potencializando cada ação educativa de acordo com sua necessidade, a aprendizagem colaborativa e híbrida.
Assim, os estudantes saberem que podem adquirir conhecimento dentro dos meios digitais e das próprias experiências, desafiam os métodos tradicionais de aprendizado. Isso significa que o docente deverá ter um novo perfil, ou seja, além do conhecimento técnico, deve também ter alto nível de letramento digital e ser capaz de aprender a aprender, adquirindo novas competências, no intuito de orientar os estudantes, dentro da mesma linguagem, a linguagem digital (PARECER CNE/CES nº 438/2020).
O curso de Administração conta com a disponibilidade de um laboratório equipado com computadores com acesso à internet e preparado para a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Conta também com uma biblioteca online, com um acervo de conteúdos pertinentes a todas as áreas de conhecimento do campo da
Administração, além de estimular o uso de outros dispositivos para acesso de forma mais dinâmica ao conhecimento.
As tecnologias de informação e comunicação são ferramentas de suporte que também podem ser utilizadas em modalidade semipresencial e a distância. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), é o espaço de aprendizagem para os conteúdos que serão trabalhados pelos docentes dentro da carga horária à distância, no curso de Administração.
2.5 Educação Inclusiva
Tratando-se de educação inclusiva, avanços têm ocorrido com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - MEC/SEESP/2008 que objetiva “assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação” orientando as ações dos sistemas de ensino; e a Lei nº 13.146/2015 de Inclusão da Pessoa com Deficiência, “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.
Assim, a educação inclusiva deve ser pensada e planejada para acolher todas as pessoas com diferenças e limitações. A partir dessa realidade, a Unemat, promove a inclusão de todos os seus estudantes, por meio de uma política de oferta de bolsas (auxílio moradia e alimentação; pesquisa; extensão entre outras), acompanhamento da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), bem como no campus de Diamantino, contempla a educação inclusiva no convívio e relações sociais e na estrutura das edificações. Além de disponibilizar atendimentos especializados e técnicos contratados para casos em específico, de forma a garantir acessibilidade a todos os estudantes matriculados e docentes do campus.