Unemat implementará 1.176 bolsas do Pibid-Capes para estudantes de licenciatura
A previsão para implementação das bolsas é março de 2025
Por Assessoria PROEG
21/10/2024

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conquistou 1.176 bolsas de iniciação à docência para estudantes dos cursos de licenciatura. As bolsas resultam do Edital nº 10 de 2024, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, e têm o objetivo de ampliar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, bem como melhorar a educação básica ofertada nas redes públicas de ensino.
A previsão para implementação das bolsas é março de 2025 e se estendem por até 24 meses, somando um investimento de mais R$ 26 milhões. O valor é administrado pela Capes, repassado mensalmente e de modo direto aos estudantes envolvidos no Programa.
Além dos estudantes de licenciaturas, o Programa destina bolsas aos professores das escolas públicas parcerias que acolhem os bolsistas e conduzem as experiências de formação no ambiente escolar.
Sobre o Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
A Unemat tem participado do Pibid desde a primeira edição do Programa, em 2007, desenvolvendo ações de formação dos seus estudantes dos cursos de licenciatura e realizado interlocuções com as escolas de Educação Básica, buscando contribuir para o desenvolvimento nas mais variadas regiões do estado de Mato Grosso.
Para a Reitora da Unemat, Vera Maquêa, o Pibid possibilita que as Instituições de Educação Superior se aproximem cada vez mais das escolas e dos atores da Educação Básica. “Esta aproximação cria condições para que os currículos dos cursos de licenciatura sejam atualizados, a partir da prática com a docência, e prepara o futuro professor para os desafios da Educação”.
Atualmente, a Unemat possui 9.718 estudantes matriculados nos cursos de licenciatura, nas modalidades presencial e à distância. Todas as áreas de licenciatura ofertadas pela Unemat foram contempladas nesta edição do Programa.
Segundo avalia a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria, esta ação demonstra também o compromisso dos professores dos cursos de licenciatura da Unemat ao escreverem as propostas dos projetos, visto que as bolsas destinadas aos 1.176 estudantes cumprirão a função de contribuir no processo de permanência e êxito na formação daqueles que logo ingressarão na educação básica como professores e professoras.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Unemat contribuirá com a missão espacial Biomass
- Em feito histórico, equipe de atletismo da Unemat conquista segundo lugar geral no Torneio Estadual de Atletismo
- Unemat participa do 6º Encontro da Câmara de Extensão da Abruem
- LCDC promove o evento “O silêncio mata; ações de combate à violência doméstica e familiar”
- Alunas do curso de Direito da UNEMAT Câmpus Diamantino fundam a 1° Liga Acadêmica do Curso
- Diretores Administrativos se reúnem para discutir melhorias nos câmpus
- Reitoria da Unemat discute indicadores e planejamento de 2025 com diretores de câmpus
- Morre a professora, Renata Tomazelli Ferreira, aos 35 anos
- LCDC promove o evento “O silêncio mata; ações de combate à violência doméstica e familiar”