Agosto Lilás

LCDC promove ‘Aula Magna - Agosto Lilás’ na ESA OAB-MT com debates sobre mulheres no Legislativo e no Judiciário

Evento reuniu especialistas e lideranças femininas em defesa da representatividade e do combate à violência de gênero

Por LCDC
02/09/2025

Ligantes da LCDC (Foto: Organização do Evento)

No último sábado (30), a Liga Acadêmica de Ciências Criminais e Direito Penal Contemporâneo (LCDC), em parceria com a Liga Acadêmica de Direitos Humanos e Fundamentais (LADIFH) e a Nexo Governamental – XV de Agosto da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco (FDUSP) – promoveu a Aula Magna – Agosto Lilás, realizada na Escola Superior de Advocacia da OAB-MT (ESA).

A atividade integrou a campanha nacional do Agosto Lilás e trouxe reflexões sobre a representatividade feminina nos espaços de poder. Dividida em dois painéis, a programação contou com a presença de mulheres especialistas, pesquisadoras e profissionais de destaque.

No período da manhã, o painel “Poder Legislativo: Mulheres no Parlamento, Representatividade e Resistência” reuniu lideranças para debater a participação política feminina. Já à tarde, o painel “Poder Judiciário: Mulheres em Espaços Jurídicos de Poder” destacou os desafios e avanços das mulheres no sistema de Justiça.

Entre as palestrantes estiveram: Juanita Duarte (desembargadora do TJMT e presidente das Comissões de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual no Judiciário de MT), Marcelle Rodrigues da Costa Faria (promotora de Justiça), Rosana Leite Antunes de Barros (defensora pública), Rafaela Vendramini Fávaro (jornalista e presidente do PSD Mulher/MT), Judá Maali Pinheiro Marcondes (delegada titular da Delegacia da Mulher de Cuiabá), Ednar Macedo (presidente do PT Cuiabá), Edna Sampaio (deputada estadual de MT) e Rosa Neide Sandes de Almeida (ex-deputada federal e professora).

A presidente da LCDC, Julyane Sousa Oliveira, ressaltou o compromisso da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no enfrentamento à violência de gênero. “O evento nos lembra a urgência de ações concretas pelo fim da violência doméstica e familiar em Mato Grosso, sobretudo diante dos altos índices de feminicídio e medidas protetivas na região”, afirmou.

O presidente do Centro Acadêmico de Direito da UNEMAT – Campus Diamantino, João Paulo Barbosa Ralla, também destacou a relevância da iniciativa: “Foi uma experiência incrível! Uma honra poder aprender com mulheres fortes, corajosas e inspiradoras. Podemos dizer que fechamos o mês de agosto com chave de ouro”.

O evento foi idealizado e organizado pelas acadêmicas Anne Rafaelle Guimarães dos Santos, Julyane Sousa Oliveira, Driélly Akemi Yamaguti Mesquita, Beatriz de Souza Antunes, Thawaine Karine Xavier, Julia da Silva Lopes, Lauriely de Paula Brittes e Julia dos Santos Martins, que reforçaram a importância do engajamento estudantil em pautas sociais e jurídicas.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!