Com 35 medalhas, CRBP-Unemat conquista segundo lugar geral nos Jogos Paralímpicos Mato-Grossenses
Delegação cacerense venceu 22 medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze nas categorias atletismo e parabadminton
Por Nataniel Zanferrari
18/07/2024
A delegação do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cáceres (CRPB-Cáceres) conquistou a segunda classificação geral nos Jogos Paralímpicos Mato-Grossenses, realizados no município de Várzea Grande.
Uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico (Cipeef) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o CRPB-Cáceres disputou nas categorias atletismo e parabadminton. Ao todo foram 35 medalhas, sendo 22 de ouro, nove de prata e quatro de bronze.
A classificação completa pode ser acessada clicando aqui.
Atualmente, o CRPB-Unemat atende 55 crianças e jovens com deficiências físicas, intelectuais e transtorno do espectro autista. São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha e natação paralímpicos. As aulas são realizadas, de terça-feira a sexta-feira, no período matutino e vespertino, no Complexo Esportivo da Unemat, na Cidade Universitária, bairro Santos Dumont, Cáceres.
CRPB
O acordo de cooperação celebrado em outubro de 2021 entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Unemat formalizou a criação do CRPB em Cáceres, sendo o primeiro centro de referência do Estado de Mato Grosso e o primeiro programa de esportes para pessoas com deficiência em Cáceres. O projeto tem como objetivo formar e treinar atletas paralímpicos, desde a iniciação até o alto rendimento para competir no Brasil e no exterior, formar profissionais para atuar no esporte paralímpico e promover projetos de pesquisa com a temática do esporte paralímpico.
As atividades do Centro de Referência iniciaram em janeiro de 2022 com a formação da equipe de trabalho, seguido por um período de formação sobre o esporte paralímpico. O projeto iniciou ofertando as modalidades de badminton e natação paralímpica, com aula inaugural em março. “Neste primeiro momento observamos uma resistência das famílias em se inscreverem no projeto. Posteriormente, estas famílias nos relataram que a falta de conhecimento, falta de transporte e o medo de descontinuidade do projeto foram as principais razões para a não participação imediata nas atividades”, conta o supervisor do CRPB-Cáceres, Emanuel Carvalho. Com dois anos e meio de execução do projeto e a percepção da qualidade e continuidade do projeto pela comunidade, hoje o Centro atende 55 crianças e jovens com deficiências, ampliando para quatro modalidades ofertadas: atletismo, badminton, bocha e natação paralímpicos).
Com o acesso à prática esportiva, os beneficiários do projeto participaram de 16 competições em níveis estadual e nacional, em municípios mato-grossenses como Campo Verde, Cuiabá e Tangará da Serra, e também fora do Estado, como Brasília, Curitiba e São Paulo. A delegação cacerense já chegou a 20 alunos participantes, conseguindo resultados expressivos, que os habilitaram a pleitear o programa do Ministério do Esporte, Bolsa Atleta, e o programa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
Uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cáceres passou a atender com transporte escolar os alunos que não têm condição de se deslocar até a Cidade Universitária, onde o projeto é desenvolvido. Esta parceria culminou na assinatura de um termo de cooperação entre Prefeitura de Cáceres, Unemat e Comitê Paralímpico Brasileiro, prevendo a continuidade do atendimento do transporte escolar e a realização de ações de formação aos profissionais da SME, que versarão sobre a pessoa com deficiência e o esporte.
O Centro também realiza seminários e cursos de formação, palestras e aulas para alunos de graduação, com mais de 600 pessoas participando das ações de formação e produção de diversos resumos apresentados em congressos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado que versaram sobre a pessoa com deficiência.
Reuniões periódicas foram realizadas para levar informação e formação para os pais e responsáveis com profissionais de diversas áreas, incluindo a superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Taís Augusta Paula, e representantes do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unemat.
O CRPB também participa da discussão de políticas públicas no Conselho Municipal de Saúde de Cáceres, no Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Cáceres, na 5ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, na Escola de Formação de Esporte e Lazer de Mato Grosso e na Câmara Setorial Temática do Esporte.
FESTIVAIS PARALÍMPICOS
O Festival Paralímpico é o principal evento realizado pelo CRPB-Unemat. Foram realizadas três edições do Festival Paralímpico: em setembro de 2022 e em maio e setembro de 2023, envolvendo mais de 400 crianças e jovens com e sem deficiência, mais de 200 alunos voluntários de diferentes cursos de graduação dos câmpus de Cáceres e Diamantino da Unemat. “Buscamos com este evento criar um espaço de apresentação, vivência e experiência das modalidades paralímpicas”, explica o supervisor Emanuel Carvalho.
Em 2024 ocorrerão mais duas edições do Festival: em 21 de setembro e em 7 de dezembro.
Além dos eventos abertos à toda comunidade, o Centro realiza ao menos dois festivais internos por ano, para iniciar os alunos no ambiente de competição.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- PET Afrofuturismo: Edital de seleção com inscrições abertas até hoje (30)
- Governo articula consolidação da pesquisa, pós-graduação e inovação
- Inscrições para vagas remanescentes iniciam na quarta-feira (30)
- Acadêmico do curso de Educação Física apresenta trabalho na UFRJ
- Acadêmicos do curso de Enfermagem de Diamantino são premiados na V Mostra Científica de Enfermagem e Saúde
- Acadêmicos do curso de Administração realizam visita técnica em Cuiabá
- DPPF promove café da manhã de recepção para os novos PTES do Câmpus.
- Curso de Administração promove Jornada de Inovação - 2º INOVADM no Câmpus de Diamantino
- Acadêmico do curso de Educação Física apresenta trabalho na UFRJ