Esco­la de Gover­no rea­li­za Levan­ta­men­to de Neces­si­da­de de Capa­ci­ta­ção

ByContato - Campus de Diamantino

Esco­la de Gover­no rea­li­za Levan­ta­men­to de Neces­si­da­de de Capa­ci­ta­ção

A Secre­ta­ria de Esta­do de Ges­tão, por meio da Esco­la de Gover­no, está rea­li­zan­do um Levan­ta­men­to de Neces­si­da­de de Capa­ci­ta­ção (LNC) com todos os ser­vi­do­res públi­cos do Esta­do para saber que cur­sos seri­am neces­sá­ri­os para melho­rar o desem­pe­nho na rea­li­za­ção das ati­vi­da­des diá­ri­as.

A pes­qui­sa tem o intui­to de aju­dar a melho­rar e ampli­ar a gra­de de qua­li­fi­ca­ções ofer­ta­das este ano, valo­ri­zar o ser­vi­dor e ain­da apre­sen­tar-se como uma fon­te de infor­ma­ção rele­van­te para o pla­ne­ja­men­to, exe­cu­ção e ori­en­ta­ção das ati­vi­da­des desen­vol­vi­das pela Esco­la de Gover­no.

No ques­ti­o­ná­rio são apon­ta­das algu­mas neces­si­da­des de qua­li­fi­ca­ções que já havi­am sido levan­ta­das em secre­ta­ri­as como a de Fazen­da, Tra­ba­lho e Assis­tên­cia Soci­al, Meio Ambi­en­te, Pla­ne­ja­men­to, Infra­es­tru­tu­ra e Mato Gros­so Saú­de. Mas ao final do for­mu­lá­rio, o ser­vi­dor tam­bém tem a opor­tu­ni­da­de de apon­tar cur­sos que ele gos­ta­ria de fazer, lem­bran­do que essas qua­li­fi­ca­ções devem estar sem­pre rela­ci­o­na­das à área de atu­a­ção do fun­ci­o­ná­rio.

A par­tir das carên­ci­as detec­ta­das, será for­ma­ta­da uma nova gra­de de cur­sos, para que as qua­li­fi­ca­ções aten­dam as neces­si­da­des laten­tes de órgãos e enti­da­des do Poder Exe­cu­ti­vo. “Com esse pla­ne­ja­men­to esta­re­mos exe­cu­tan­do um tra­ba­lho que tra­rá retor­no ao desem­pe­nho labo­ral de todos os ser­vi­do­res e valo­ri­zan­do nos­sos pro­fis­si­o­nais”, des­ta­ca o titu­lar da Seges, Julio Modes­to.

Os dados da pes­qui­sa serão cru­za­dos geran­do infor­ma­ções sobre as carên­ci­as comuns, os diver­sos seto­res e as neces­si­da­des espe­cí­fi­cas. Ao final do levan­ta­men­to, todas as secre­ta­ri­as rece­be­rão o rela­tó­rio final para ter o diag­nós­ti­co da sua equi­pe.

Para o supe­rin­ten­den­te da Esco­la de Gover­no, Pau­li­no Yoshi­da, esse tra­ba­lho tam­bém será impres­cin­dí­vel para o con­tro­le dos seto­res de ges­tão de pes­so­as que auto­ri­zam e con­tro­lam a vali­da­ção do ser­vi­dor para a capa­ci­ta­ção. “A par­tir des­se levan­ta­men­to, a ges­tão de pes­so­as de cada órgão pode­rá evi­tar que uns ser­vi­do­res ocu­pem vagas de outros que pre­ci­sam da qua­li­fi­ca­ção para melho­rar sua roti­na de tra­ba­lho”.

Para a coor­de­na­do­ra da pes­qui­sa, Mari­e­dith Cas­tro, um bom diag­nós­ti­co do que os ser­vi­do­res pre­ci­sam para desem­pe­nhar bem a fun­ção é meta­de da reso­lu­ção do pro­ble­ma da capa­ci­ta­ção.  “Além do trei­na­men­to, pre­ci­sa­mos garan­tir que, pos­te­ri­or­men­te, este ser­vi­dor capa­ci­ta­do tenha opor­tu­ni­da­de de colo­car o conhe­ci­men­to em prá­ti­ca, ocu­pan­do posi­ções estra­té­gi­cas”.

O link con­ten­do a pes­qui­sa já foi enca­mi­nha­do no e-mail de todos os ser­vi­do­res e esta­rá dis­po­ní­vel até o pró­xi­mo dia 15. A Esco­la de Gover­no  ori­en­ta a todos aces­sa­rem a pes­qui­sa pelo Goo­gle Chro­me. A fer­ra­men­ta foi desen­vol­vi­da pela Secre­ta­ria de Esta­do de Pla­ne­ja­men­to, que foi uma gran­de par­cei­ra na ela­bo­ra­ção da pes­qui­sa.

Para par­ti­ci­par aces­se  http://201.49.164.155/~pesquisa/v2.05/index.php/195423/lang-pt-BR

Fon­te: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/10661/Escola%20de%20Governo%20realiza%20Levantamento%20de%20Necessidade%20de%20Capacita%E7%E3o

About the author

Contato - Campus de Diamantino administrator