Aumen­ta a par­ti­ci­pa­ção da comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca em Ava­li­a­ção Ins­ti­tu­ci­o­nal

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Aumen­ta a par­ti­ci­pa­ção da comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca em Ava­li­a­ção Ins­ti­tu­ci­o­nal

A Comis­são Pró­pria de Ava­li­a­ção (CPA) da Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so (Une­mat) e a Dire­to­ria de Regu­la­ção do Ensi­no Supe­ri­or (DRES) come­mo­ram o aumen­to da par­ti­ci­pa­ção da comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca na eta­pa de cole­ta de infor­ma­ções da Ava­li­a­ção Ins­ti­tu­ci­o­nal refe­ren­te ao ciclo 2015–2018.

Tive­mos um dos mai­o­res índi­ces de par­ti­ci­pa­ção da comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca na cole­ta de dados e isso se deve aos mem­bros das Comis­sões de Ava­li­a­ção (CAs); a ges­tão nos câm­pus por meio das Dire­to­ri­as Polí­ti­co-Peda­gó­gi­co e Finan­cei­ro (DPPF), Dire­to­ri­as de Uni­da­de Regi­o­na­li­za­da Admi­nis­tra­ti­va (Dura), dire­to­res de Facul­da­de e coor­de­na­do­res de Cur­so; a Pró-rei­to­ria de Gra­du­a­ção (Pro­eg); a Rei­to­ria e a comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca por acre­di­ta­rem na ava­li­a­ção ins­ti­tu­ci­o­nal como for­ma de auto­co­nhe­ci­men­to e como pos­si­bi­li­da­de de melho­ria da qua­li­da­de das ati­vi­da­des de ensi­no, pes­qui­sa, exten­são e ges­tão”, des­ta­cou o pro­fes­sor Wol­ber Sebas­tião Perei­ra, da DRES.

A cole­ta de dados rea­li­za­da entre 1º de novem­bro e 22 de dezem­bro de 2016 teve um dos mai­o­res índi­ces de par­ti­ci­pa­ção des­de que a pes­qui­sa come­çou a ser fei­ta em novem­bro de 1999. Se com­pa­ra­da com a pes­qui­sa do últi­mo tri­ê­nio, rea­li­za­da em 2013, a par­ti­ci­pa­ção do seg­men­to dos pro­fis­si­o­nais téc­ni­cos mais que dobrou. Ouve um aumen­to no per­cen­tu­al de par­ti­ci­pa­ção, de 25,41% para 57,59 %.

A par­ti­ci­pa­ção do seg­men­to de ges­to­res pas­sou de 57,95 % para 75%, um aumen­to de 17 pon­tos per­cen­tu­ais e o de dis­cen­tes pas­sou de 22,92 % para 32,37%, com um acrés­ci­mo de 9,45 pon­tos per­cen­tu­ais. Ape­nas o seg­men­to docen­te apre­sen­tou uma peque­na que­da na par­ti­ci­pa­ção, de 46,30 % para 46,07 %, menos de meio pon­to per­cen­tu­al.

A par­tir de ago­ra é neces­sá­rio enfren­tar, com a mes­ma deter­mi­na­ção e com­pro­mis­so, o outro desa­fio da ava­li­a­ção, que é mobi­li­zar a comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca para ana­li­sar, dis­cu­tir e pro­por ações na bus­ca de melho­ria da qua­li­da­de a par­tir dos dados cole­ta­dos na recen­te pes­qui­sa”, con­cluiu Wol­ber Perei­ra.

 

Fon­te: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/10622/Aumenta%20a%20participa%E7%E3o%20da%20comunidade%20acad%EAmica%20em%20Avalia%E7%E3o%20Institucional. Aces­so em: 12/03/2017 as 17:25 hs.

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