Une­mat inves­te em sis­te­ma inte­gra­do de Ges­tão Aca­dê­mi­ca, Admi­nis­tra­ti­va e de Admi­nis­tra­ção Téc­ni­ca

ByContato - Campus de Diamantino

Une­mat inves­te em sis­te­ma inte­gra­do de Ges­tão Aca­dê­mi­ca, Admi­nis­tra­ti­va e de Admi­nis­tra­ção Téc­ni­ca

A Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so (Une­mat) con­tra­tou empre­sa espe­ci­a­li­za­da para o licen­ci­a­men­to de sis­te­mas inte­gra­dos de Ges­tão Aca­dê­mi­ca, Admi­nis­tra­ti­va, Admi­nis­tra­ção Téc­ni­ca e a pres­ta­ção de ser­vi­ços de tec­no­lo­gia da infor­ma­ção. Nes­ta sema­na (06/04), foi rea­li­za­da reu­nião tele­pre­sen­ci­al com equi­pe da Uni­ver­si­da­de e a empre­sa ESIG Soft­ware, com o obje­ti­vo de apre­sen­tar a meto­do­lo­gia de tra­ba­lho e veri­fi­car como a dinâ­mi­ca da empre­sa pode res­pon­der às neces­si­da­des da Uni­ver­si­da­de.
A ESIG irá aten­der, des­de deman­das refe­ren­tes à implan­ta­ção, capacitação/​treinamento, docu­men­ta­ção, até supor­te téc­ni­co, sus­ten­ta­ção e cus­to­mi­za­ção dos sis­te­mas licen­ci­a­dos. O coor­de­na­dor de implan­ta­ção dos sis­te­mas inte­gra­dos na Une­mat, Pau­lo Rober­to Jus­vi­ak Dam­bros, expli­cou que isso pos­si­bi­li­ta­rá infor­ma­ti­zar todas as áre­as da Uni­ver­si­da­de. “A implan­ta­ção do sis­te­ma inte­gra­do é impor­tan­te por­que per­mi­ti­rá que infor­ma­ções dos seto­res admi­nis­tra­ti­vos, de ensi­no, pes­qui­sa, exten­são este­jam dis­po­ní­veis à ges­tão de for­ma mais ágil e con­fiá­vel para a toma­da de deci­são”.
Os sis­te­mas de Ges­tão Aca­dê­mi­ca, Admi­nis­tra­ti­va e Admi­nis­tra­ção Téc­ni­ca inclu­em mais de 40 módu­los como, por exem­plo, sis­te­ma aca­dê­mi­co, pós-gra­du­a­ção, pes­qui­sa, exten­são, ensi­no a dis­tân­cia, bibli­o­te­ca, diplo­mas, almo­xa­ri­fa­do, con­tro­le patri­mo­ni­al, com­pras e lici­ta­ções. Tam­bém ofe­re­ce a pos­si­bi­li­da­de de cus­to­mi­za­ção, ou seja, a alte­ra­ção ou ade­qua­ção de um pon­to para aten­der a uma neces­si­da­de mais espe­cí­fi­ca de algum setor.
“A Une­mat, depois de ter um sis­te­ma inte­gra­do des­se por­te, entra num novo pata­mar de orga­ni­za­ção, a par­tir de infor­ma­ções con­so­li­da­das. O núme­ro de rela­tó­ri­os que ele pode gerar para a toma­da de deci­sões do ges­tor é fan­tás­ti­ca”, expli­cou o Pró-rei­tor de Pes­qui­sa e Pós-gra­du­a­ção (PRPPG), Rodri­go Bru­no Zanin. 
O con­tra­to foi assi­na­do em dezem­bro de 2016. Já foram rea­li­za­das ações para con­fi­gu­ra­ção e ins­ta­la­ção dos módu­los bási­cos, que vão dar supor­te aos demais, como admi­nis­tra­ção de usuá­ri­os, per­fis, cadas­tro de uni­da­des, con­fi­gu­ra­ções gerais do sis­te­ma. A implan­ta­ção na Une­mat será gra­du­al, devi­do à com­ple­xi­da­de do pro­ces­so. Por isso, o pra­zo ini­ci­al para pres­ta­ção dos ser­vi­ços é de 36 meses, reno­vá­veis por até 60, con­si­de­ran­do a natu­re­za dos ser­vi­ços con­tí­nu­os e as neces­si­da­des espe­cí­fi­cas da uni­ver­si­da­de.
Sobre a ESIG A empre­sa res­pon­sá­vel pela trans­fe­rên­cia tec­no­ló­gi­ca será a ESIG Soft­ware e Con­sul­to­ria, espe­ci­a­li­za­da na cons­tru­ção e implan­ta­ção de sis­te­mas de ges­tão. “Tra­ta-se de uma empre­sa com exper­ti­se na pres­ta­ção de ser­vi­ços, que já desen­vol­veu sis­te­mas para uni­ver­si­da­des e admi­nis­tra­ção públi­ca fede­ral e esta­du­al”, afir­mou o Asses­sor Téc­ni­co Admi­nis­tra­ti­vo de Pla­ne­ja­men­to e Tec­no­lo­gia da Infor­ma­ção (PRP­TI), Leo­nar­do Melo de Oli­vei­ra. A ESIG foi res­pon­sá­vel, den­tre outras, pela implan­ta­ção dos sis­te­mas inte­gra­dos em uni­ver­si­da­des como Fede­ral de Goiás, Bahia, Lavras, Pará, Ala­go­as, Fede­ral do Oes­te do Pará.

Fon­te: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/10761/Unemat%20investe%20em%20sistema%20integrado%20de%20Gest%E3o%20Acad%EAmica,%20Administrativa%20e%20de%20Administra%E7%E3o%20T%E9cnica

About the author

Contato - Campus de Diamantino administrator