Une­mat dis­cu­te con­so­li­da­ção do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pes­qui­sas do Pan­ta­nal

ByContato - Campus de Diamantino

Une­mat dis­cu­te con­so­li­da­ção do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pes­qui­sas do Pan­ta­nal

Na manhã de hoje (8) a rei­to­ria da Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so (Une­mat), Ana di Ren­zo, e o pró-rei­tor de Pes­qui­sa e Pós-Gra­du­a­ção, Rodri­go Bru­no Zanin, rece­be­ram na Rei­to­ria a pro­fes­so­ra Maria de Lour­des Rui­vo, res­pon­sá­vel pelo Câm­pus Avan­ça­do do Museu Para­en­se Emí­lio Goel­di (MPEG) em Cui­a­bá, e Ales­san­dro Gal­vão, ser­vi­dor do Minis­té­rio da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia, Ino­va­ção e Comu­ni­ca­ções (MCTIC). Maria de Lour­des tam­bém é vice-coor­den­do­ra do Cole­gi­a­do Esta­du­al do Pará no Pro­gra­ma de Pós-Gra­du­a­ção da Rede de Bio­di­ver­si­da­de e Bio­tec­no­lo­gia da Amazô­nia Legal (PPG-Bio­nor­te), rede da qual a Une­mat faz par­te.

A reu­nião abor­dou o for­ta­le­ci­men­to e a con­so­li­da­ção do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pes­qui­sas do Pan­ta­nal (INPP). Cri­a­do pela Lei Nº 12.954/2014, o Ins­ti­tu­to é vin­cu­la­do ao MCTIC, está em fase de imple­men­ta­ção e terá sede em Cui­a­bá. O INPP será uma das uni­da­des de pes­qui­sa do Minis­té­rio da Ciên­cia e Tec­no­lo­gia, tal como os Ins­ti­tu­tos Naci­o­nais de Mate­má­ti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa), de Pes­qui­sas da Amazô­nia (Inpa), de Pes­qui­sas Espa­ci­ais (Inpe), de Tec­no­lo­gia (INT) e do Semiá­ri­do (Insa).O Ins­ti­tu­to irá fun­ci­o­nar em par­ce­ria com redes de pes­qui­sa, como a Rede Bio­nor­te, o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Ciên­cia e Tec­no­lo­gia em Áre­as Úmi­das (Inau) e a Rede Cen­tro-Oes­te de Pós-Gra­du­a­ção, Pes­qui­sa e Ino­va­ção (Rede Pró-Cen­tro-Oes­te) e o Pro­gra­ma de Pes­qui­sa em Bio­di­ver­si­da­de (PPBio). Tam­bém foram abor­da­dos os even­tos de pes­qui­sa sobre o Pan­ta­nal que ocor­re­rão nes­te ano e as publi­ca­ções cien­tí­fi­cas sobre o assun­to.

Além de cin­co livros de pes­qui­sa sobre o Pan­ta­nal que serão publi­ca­dos este ano, o Museu Goel­di tam­bém está orga­ni­zan­do um bole­tim espe­ci­al com tra­ba­lhos cien­tí­fi­cos desen­vol­vi­dos por pes­qui­sa­do­res do Pan­ta­nal”, expli­ca Maria de Lour­des. “Vie­mos pedir que os pes­qui­sa­do­res da Ins­ti­tui­ção se inte­res­sem em publi­car nes­te bole­tim”, dis­se a pro­fes­so­ra.

A inte­gra­ção com as Ins­ti­tui­ções de Ensi­no Supe­ri­or de Mato Gros­so e Mato Gros­so do Sul é uma for­ma de con­so­li­dar o INPP duran­te esta fase de imple­men­ta­ção”, afir­ma Ales­san­dro Gal­vão. O ser­vi­dor do MCTIC expli­ca que o INPP pre­ten­de tra­ba­lhar em par­ce­ria com a Une­mat, as Uni­ver­si­da­des Fede­rais de Mato Gros­so (UFMT) e de Mato Gros­so do Sul (UFMS), o Ins­ti­tu­to Fede­ral de Edu­ca­ção, Ciên­cia e Tec­no­lo­gia de Mato Gros­so (IFMT) e a Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so do Sul (UEMS).

A rei­to­ra da Une­mat, Ana Di Ren­zo, des­ta­ca a impor­tân­cia des­sa par­ce­ria entre as uni­ver­si­da­des públi­cas que pos­su­em inte­res­se e pes­qui­sas com foco no Pan­ta­nal visan­do o for­ta­le­ci­men­to do INPP. “O pró­xi­mo pas­so no sen­ti­do de for­ta­le­cer o ins­ti­tu­to é tra­ba­lhar uma agen­da com o Minis­té­rio de Ciên­cia e Tec­no­lo­gia e Comu­ni­ca­ções, bem como a reor­ga­ni­za­ção do pró­prio Ins­ti­tu­to do Pan­ta­nal”, expli­ca.

A visi­ta de Maria de Lour­des e Ales­san­dro foi rea­li­za­da a con­vi­te da Une­mat, duran­te reu­nião rea­li­za­da em novem­bro de 2016, quan­do a rei­to­ra Ana di Ren­zo e o pró-rei­tor Rodri­go Zanin visi­ta­ram o Câm­pus de Pes­qui­sa do MPEG, em Belém, no Pará, em decor­rên­cia da 3ª edi­ção do Sim­pó­sio da Bio­ta Amazô­ni­ca, que tam­bém mar­cou a cele­bra­ção dos 150 anos do Museu. Além da rei­to­ra e do pró-rei­tor da Une­mat, par­ti­ci­pa­ram da reu­nião em novem­bro os rei­to­res da Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Mato Gros­so (UFMT), Myri­an Ser­ra, e da Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Mato Gros­so do Sul (UFMS), Mar­ce­lo Turi­ne. Os três rei­to­res se reu­ni­ram com o dire­tor do Museu, Nil­son Gabas Júni­or, e com a coor­de­na­do­ra de Pes­qui­sa e Pós-Gra­du­a­ção, Ana Vilacy Galú­cio.

Fon­te: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/10670/Unemat%20e%20Conselho%20Estadual%20de%20Educa%E7%E3o%20avaliam%20pol%EDticas%20de%20fortalecimento%20de%20ensino%20do%20estado

About the author

Contato - Campus de Diamantino administrator