For­mas de Ingres­so

A Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so (UNE­MAT) ade­riu, como polí­ti­ca de ingres­so de aca­dê­mi­cos, a par­tir do pri­mei­ro semes­tre de 2013/1, ao Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­do (SISU), do Minis­té­rio de Edu­ca­ção (MEC), no qual ins­ti­tui­ções públi­cas de ensi­no supe­ri­or ofe­re­cem vagas para can­di­da­tos par­ti­ci­pan­tes do Exa­me Naci­o­nal de Ensi­no Médio (ENEM).

A ade­são da UNE­MAT em 100% das vagas ao SISU será ape­nas para ingres­so no pri­mei­ro semes­tre leti­vo de cada ano. Des­se total, 40% (qua­ren­ta por cen­to) das vagas são reser­va­das para a ampla con­cor­rên­cia, 25% (vin­te e cin­co por cen­to) para estu­dan­tes que se enqua­dram no Pro­gra­ma de Inte­gra­ção e Inclu­são Étni­ca-Raci­al — PII­ER e 35% (trin­ta e cin­co por cen­to) é des­ti­na­da a estu­dan­tes de esco­las públi­cas.

As pro­vas obje­ti­vas e a reda­ção têm como obje­ti­vo ava­li­ar as seguin­tes áre­as do conhe­ci­men­to do Ensi­no Médio e res­pec­ti­vos com­po­nen­tes cur­ri­cu­la­res:

- Lin­gua­gens, Códi­gos, suas Tec­no­lo­gi­as e Reda­ção: Lín­gua Por­tu­gue­sa, Lín­gua Estran­gei­ra (Inglês ou Espa­nhol), Artes e Edu­ca­ção Físi­ca e Tec­no­lo­gi­as da Infor­ma­ção e da Comu­ni­ca­ção;

- Mate­má­ti­ca e suas Tec­no­lo­gi­as: Mate­má­ti­ca;

- Ciên­ci­as Huma­nas e suas Tec­no­lo­gi­as: His­tó­ria, Geo­gra­fia, Filo­so­fia e Soci­o­lo­gia;

- Ciên­ci­as da Natu­re­za e suas Tec­no­lo­gi­as: Quí­mi­ca, Físi­ca e Bio­lo­gia. É impor­tan­te o can­di­da­to veri­fi­car com ante­ce­dên­cia, na pági­na de acom­pa­nha­men­to do Enem (http://​sis​te​ma​se​nem2​.inep​.gov​.br/​i​n​s​c​r​i​c​ao/), a vali­da­ção da ins­cri­ção e o local de rea­li­za­ção das pro­vas. Para ingres­so no segun­do semes­tre leti­vo de cada ano, a Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so, por meio da Dire­to­ria de Con­cur­sos e Ves­ti­bu­la­res

COVEST, con­ti­nu­a­rá rea­li­zan­do o ves­ti­bu­lar tra­di­ci­o­nal para ingres­so nos cur­sos de gra­du­a­ção da Uni­ver­si­da­de, aten­den­do aos mes­mos cri­té­ri­os de polí­ti­cas afir­ma­ti­vas. O perío­do de ins­cri­ção varia de edi­tal para edi­tal, deven­do o can­di­da­to acom­pa­nhar as datas de rea­li­za­ção do Con­cur­so Ves­ti­bu­lar no ende­re­ço ele­trô­ni­co www​.une​mat​.br/​v​e​s​t​i​b​u​lar. O Con­cur­so Ves­ti­bu­lar Tra­di­ci­o­nal da Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so com­pre­en­de duas fases, ambas de cará­ter eli­mi­na­tó­rio e clas­si­fi­ca­tó­rio. A pri­mei­ra fase será cons­ti­tuí­da por pro­va com ques­tões obje­ti­vas de múl­ti­pla esco­lha (Pro­va. Obje­ti­va), abran­gen­do as 3 (três) gran­des áre­as de conhe­ci­men­to do Ensi­no Médio. Cada ques­tão con­te­rá 5 (cin­co) alter­na­ti­vas (de A a E) e o can­di­da­to deve­rá assi­na­lar ape­nas uma alter­na­ti­va como res­pos­ta.

A segun­da fase (Pro­va de Reda­ção) cons­ti­tuir-se-á de pro­pos­ta de pro­du­ção escri­ta a par­tir da refle­xão de tex­tos ou excer­tos de tex­tos da atu­a­li­da­de. A pro­pos­ta de reda­ção situa o can­di­da­to em rela­ção ao pro­pó­si­to de sua escri­ta e ao gêne­ro de dis­cur­so soli­ci­ta­do.

Na reda­ção, o can­di­da­to deve­rá reve­lar bom nível de lei­tu­ra, com­pre­en­são e argu­men­ta­ção, capa­ci­da­de de expres­são, domí­nio do léxi­co e da estru­tu­ra da lín­gua, cla­re­za, cri­a­ti­vi­da­de, coe­rên­cia e coe­são tex­tu­ais, além de obser­var o aten­di­men­to ao gêne­ro de dis­cur­so soli­ci­ta­do no enun­ci­a­do da reda­ção.

As pro­vas serão rea­li­za­das nos cam­pi, den­tre os quais o can­di­da­to deve­rá optar no ato da ins­cri­ção: Alta Flo­res­ta, Alto Ara­guaia, Bar­ra do Bugres, Cáce­res, Colí­der, Dia­man­ti­no, Jua­ra, Nova Mutum, Nova Xavan­ti­na, Pon­tes e Lacer­da, Sinop, Tan­ga­rá da Ser­ra, poden­do, con­for­me o esta­be­le­ci­do no Edi­tal, os polos de pro­vas serem ampli­a­dos.

Para mais infor­ma­ções, ori­en­ta­mos o con­ta­to com a Dire­to­ria de Con­cur­sos e Ves­ti­bu­la­res

no tele­fo­ne: (65) 3222–1090, na pági­na da UNE­MAT na inter­net www​.une​mat​.br/​s​isu e no ende­re­ço ele­trô­ni­co vestibular@​unemat.​br.